segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Salve Galileu

Pois é, depois de quase mandar queimar o cientista, o Vaticano prepara homenagens a Galileu Galilei no Ano da Astronomia. Segundo o Conselho Pontifício para a Cultura, os tempos estão maduros para uma nova revisão da figura do cientista, que morreu em 1642. Por isso, o Vaticano vai participar do Ano da Astronomia e do Congresso Internacional sobre Galileu Galilei, que acontece em Florença, Itália, de 26 a 30 de maio. Segundo nota do conselho, "Galileu foi o primeiro homem que olhou com um telescópio para o céu, abriu para a humanidade um mundo até então pouco conhecido, ampliando os confins de nosso conhecimento e obrigando a reler o livro da natureza com um novo olhar”. A nota encerra afirmando que a Igreja deseja honrar a figura de Galileu, genial inovador e filho da Igreja". Galileu foi condenado pela Inquisição por ter aderido à teoria de Copérnico, que sustentava que o Sol, e não a Terra, era o centro do Universo, contrariando tudo o que se pensava na época. Em 31 de outubro de 1992, aos 350 anos de sua morte, João Paulo II o reabilitou solenemente e criticou os erros dos teólogos da época que respaldaram a condenação, sem desqualificar expressamente o tribunal que o sentenciou.
Quer dizer que a Igreja levou quase 400 anos para perceber que não somos o centro do Universo? Poxa, o raciocínio anda meio lento lá nas bandas do Vaticano. Agora o que me deixa mais intrigado é, será que vão concordar realmente com todas as teorias de Galileu Galilei? Pois se o fizerem, muito daquilo que pregaram durante 2 mil anos irá por água abaixo.
O que acho é que está ação é muito bem pensada e meramente comercial... diante de tantos conflitos da Ciência x Igreja, estão querendo passar a imagem de bonzinhos... mas o seu passado condena... é só lembrar de fatos como os que relacionaram Galileu, ou as cruzadas, ou vendas de pedacinhos do céu, entre outras barbaridades...
Mas enfim, salve Galileu Galilei, grande mestre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário