quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Nunca gostei de Coldplay

Segundo a agência de notícias Reuters, o guitarrista Joe Satriani entrou, na última quinta-feira, com uma ação de plágio contra o Coldplay na corte federal de Los Angeles. Segundo Satriani, a música "Viva La Vida" teria incorporado "porções originais substanciais" de "If I Could Fly", faixa instrumental gravada por ele em 2004 para o álbum Is There Love In Space?.
Satriani quer que o caso seja levado a julgamento e reclama não só uma indenização como também "todo e qualquer lucro" gerado por essa suposta quebra de direitos autorais que teria sofrido. Pra botar lenha na fogueira, um usuário do YouTube colocou um vídeo no ar onde compara trechos das duas músicas e mesmo sobrepõe uma à outra:

O último álbum do Coldplay, Viva La Vida or Death and All His Friends, recebeu sete indicações ao Grammy na última quarta-feira e a faixa título tem autoria atribuída aos quatro membros da banda, Chris Martin (vocais), Johnny Buckland (guitarra), Guy Berryman (baixo) e Will Champion (bateria).
Até o momento o Coldplay não se pronunciou sobre o assunto.
No sábado, Satriani falou ao Musicradar.com sobre a situação. Segundo ele, no segundo em que escutou "Viva La Vida", ele soube que era a sua música. "Me senti como se enfiassem uma adaga em meu coração. Machucou muito", dramatizou.Satriani disse que não foi o único a notar as similaridades. Segundo ele, quando a música do Coldplay foi lançada, sua caixa de e-mails foi inundada de mensagens de pessoas alertando-o para o fato. O guitarrista diz que o que o deixa pessoalmente magoado com o Coldplay foi o fato dele ter demorado praticamente 10 anos para compor "If I Could Fly", que é uma "carta de amor" à sua esposa, Rubina."Todo mundo acha que estou tentando pegar esses caras do Coldplay, como se eu estivesse agindo por maldade. Isso é a coisa mais distante da minha mente. Estou fazendo o que preciso, como um artista, para proteger o que é meu. Fiz tudo o que pude para evitar um processo, mas o Coldplay não quis conversar a respeito", finalizou.
Fonte: Rodrigo "Piolho" Monteiro www.omelete.com.br

Por isso que eu sempre digo: Não importa o que você faça, seja criativo, seja autêntico! Faça coisas que ninguém tenha feito, inove!

Um comentário:

  1. Nossa, por essa eu não esperava, rs. Sempre apreciei o som deles,
    não como uma fã, mas como uma amante de música...

    É ruim saber que pessoas que passam anos lutando por um objetivo, são prejudicadas por pessoas que estãso prontas para se aproveitrem de boas idéias, de certa forma de um bem pessoal...

    Esse é só mais um fato, que retrata a situação do mundo atual.

    ResponderExcluir