quinta-feira, 23 de abril de 2009

Brasil empresta dinheiro ao FMI

O Brasil foi recentemente convidado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) a emprestar dinheiro para os paises em dificuldades. "O convite é um sinal de que, apesar da crise, a economia está sólida", disse o Ministro da Fazenda, Guido Mantega.
O Brasil se junta ao grupo de 47 países que emprestam dinheiro ao FMI e, depois de tanto tempo devendo ao fundo, aparece agora como credor. O governo vai colocar à disposição do Fundo 4 bilhões e meio de dólares, cerca de 10 bilhões de Reais.
Segundo o Governo, trata-se de uma aplicação sem riscos, pois o dinheiro continuará sendo contabilizado como parte das reservas brasileiras e o país receberá os juros pelo empréstimo. A ação é relevante e vários analistas concordam que é um passo importante para a economia do país e mesmo para a representatividade do Estado no cenário mundial.
Analisando tudo isso só consigo acreditar que o Governo quer se promover, pra nao dizer "quer aparecer". Pois se o país pode emprestar 10 bi para o FMI, porque a nossa saúde pública anda tão doente? Aliás, está na UTI já faz muito tempo. As redes públicas de ensino em situações precárias e o Governo sempre alegando que faltam recursos para investir nestes setores.
O Rio de Janeiro vive hoje uma guerra civil explícita, porém não assumida pelas autoridades... Falta dinheiro para investir na segurança? Será que falta ou é má vontade política, ou é incompetência mesmo?
E se você fosse o Presidente do Brasil hoje, sabendo de todos os problemas que o nosso país enfrenta, emprestaria a grana ao FMI? Ou investiria este dinheiro no país? Em que setores e de que forma você aplicaria este dinheiro?
Deixem os seus comentários, a sua opinião é muito importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário