terça-feira, 7 de abril de 2009

Não adianta gritar quando não querem ouvir

Mais uma vez, um desastre natural abalou o mundo inteiro, desta vez foi a Itália que sofreu um grande abalo sísmico, na madrugada de segunda-feira (06/04).
Mas o que quero comentar não é exatamente sofre este fenômento natural, mas sim que na manhã de segunda, após o terremoto, um especialista em física que mora em Áquila, na Itália, revelou que havia alertado as autoridades locais, há algumas semanas, sobre a possibilidade de um terremoto "desastroso" em Abruzzo, região mais atingida. "Há três dias estávamos vendo sinais fortes de terremoto", disse a jornais italianos Giampaolo Giuliani, técnico do Laboratório Nacional de Física e Astrofísica Gran Sasso, também em Abruzzo. Segundo ele, o Instituto Italiano de Geofísica registrou cerca de 200 abalos sísmicos em Áquila, cidade no epicentro do terremoto, nos últimos dois meses. No final de março, Giuliani disse às autoridades que a série de tremores registrados poderia ser o anúncio de um evento mais forte. Mas o técnico conta que foi acusado de "brincar com assuntos sérios" e que foi denunciado à polícia pela Prefeitura de Áquila por alarmar a população.
Poxa! Será que não podiam pelo menos avaliar as evidências e questionar melhor a veracidade das informações relatadas por este especialista?
E isso não acontece só na Itália, lembram do "ciclone" que atingiu a costa de Santa Catarina e parte do litoral norte gaúcho anos atrás? O desastre foi enorme, mas também havia sido previsto por técnicos americanos, que avisaram os centros metereológicos brasileiros, que por sua vez ignoram a informação, dizendo que no Brasil não haviam ciclones. Pois é, desde então toda semana tem possibilidades de ciclone nas previsões do tempo brasileiras. Estranho, não?
O fato é que não adianta gritar quando ninguém quer te ouvir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário