sexta-feira, 3 de julho de 2009

A ética de Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu os senadores petistas esta noite para dizer que a renúncia do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), pode gerar uma crise "gravíssima", de "desfecho imprevisível" na qual "tudo pode acontecer". Reportagem do blog do Josias informa que Lula defendeu o apoio a Sarney em favor da parceria estratégica entre PT e PMDB. Acompanhado de Dilma Rousseff (Casa Civil) e Gilberto Carvalho (chefe de gabinete do presidente), Lula afirmou que o PMDB é parceiro estratégico do PT e que a oposição usa Sarney como degrau para escalar sobre o governo. A partir disso, ele avalia que um desacerto com os peemedebistas comprometeria a "governabilidade" - e poderia arriscar o apoio do partido a Dilma em 2010.
E é justamente esse tipo de atitude que a política no país anda tão desacreditada. Por causa de favorecimentos políticos o Presidente Lula esquece de um dos princípios básicos da sociedade, a "ética". Se você está por fora do assunto, vamos refrescar a memória: o Sarney está sendo acusado (com fortes provas) de nepotismo, favorecimento de aliados e até de tomar decisões escondido.
Com isso percebemos que mais vale maioria no Senado e apoio na campanha de Dilma Roussef, do que preservar a ética no país. Em qualquer país direito do mundo, esse tipo de atitude colocaria em risco a Campanha de Dilma. Mas no Brasil? Infelizmente acho que não dará em nada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário