quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Reforma Ortográfica

Eu sei que trata-se de uma notícia requentada, todo mundo já sabe (ou deveria saber) que a partir de 2009 começam a valer as novas regras de ortografia da língua portuguesa. Mas eu não podia deixar de comentar alguns fatos.
O primeiro e mais engraçado de todos é do nosso ilustre Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, assinando o projeto da reforma ortográfica, na Academia Brasileira de Letras. Talvez a maior ironia já vista nos últimos anos (será que ele entendeu o que assinou?).
Outro fato interessante para refletirmos, é que o principal objetivo desta reforma ortográfica é de acabar com as diferenças entre a grafia do Brasil e a dos demais países que têm o Português como sua língua oficial, e com isso aproximar as culturas destes países. Até aí tudo bem, mas não entendo como vão aproximar os povos através da ortografia. Portugal, Angola e Timor Leste, por exemplo, usam o mesmo português e são tão distintos (vocês não acham?). A integração dos povos é algo que vai muito além da língua ou do jeito que se escreve ela.
Enfim, querendo ou não, a partir de 2009 passamos a escrever o mesmo português que se escreve em Portugal... (pausa dramática)... E DAÍ??????
Com uma educação precária, com escolas sem vagas, finalmente vamos gastar milhões de reais com livros, é isso mesmo, milhões de reais serão gastos para produzir novos livros didáticos. Vocês já pararam para pensar? Tudo que está impresso estará com "erros de ortografia". É lixo, não tem valor.
Não seria melhor gastar toda essa grana com escolas novas, com qualificação de professores, com melhorias no sistema de educação? Mas não, teremos livros novos e escolas velhas. Falta merenda escolar, mas teremos livros novos, uma nova ortografia para aprender. Que beleza!!!
Bom, vou parando por aqui, porque posso escrever tanto sobre isso que vocês se cansaríam de ler. Abaixo vocês podem dar uma olhada e ver o que muda com a Reforma Ortográfica, aprendam para não escreverem errado, ou um dia acabarão sendo Presidente da República.

HÍFEN
Não se usará mais:
1. quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes ser duplicadas, como em "antirreligioso", "antissemita", "contrarregra", "infrassom". Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminam com r -ou seja, "hiper-", "inter-" e "super-"- como em "hiper-requintado", "inter-resistente" e "super-revista"
2. quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Exemplos: "extraescolar", "aeroespacial", "autoestrada"


TREMA
Deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados


ACENTO DIFERENCIAL
Não se usará mais para diferenciar:
1. "pára" (flexão do verbo parar) de "para" (preposição)
2. "péla" (flexão do verbo pelar) de "pela" (combinação da preposição com o artigo)
3. "pólo" (substantivo) de "polo" (combinação antiga e popular de "por" e "lo")
4. "pélo" (flexão do verbo pelar), "pêlo" (substantivo) e "pelo" (combinação da preposição com o artigo)5. "pêra" (substantivo - fruta), "péra" (substantivo arcaico - pedra) e "pera" (preposição arcaica)

ALFABETO
Passará a ter 26 letras, ao incorporar as letras "k", "w" e "y"


ACENTO CIRCUNFLEXO
Não se usará mais:
1. nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados. A grafia correta será "creem", "deem", "leem" e "veem"
2. em palavras terminados em hiato "oo", como "enjôo" ou "vôo" -que se tornam "enjoo" e "voo"

ACENTO AGUDO
Não se usará mais:
1. nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia"
2. nas palavras paroxítonas, com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: "feiúra" e "baiúca" passam a ser grafadas "feiura" e "baiuca"
3. nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com "u" tônico precedido de "g" ou "q" e seguido de "e" ou "i". Com isso, algumas poucas formas de verbos, como averigúe (averiguar), apazigúe (apaziguar) e argúem (arg(ü/u)ir), passam a ser grafadas averigue, apazigue, arguem

GRAFIA
No português lusitano:
1. desaparecerão o "c" e o "p" de palavras em que essas letras não são pronunciadas, como "acção", "acto", "adopção", "óptimo" -que se tornam "ação", "ato", "adoção" e "ótimo"

Eu acho que isso tudo ainda vai dar muito assunto.

Um comentário:

  1. Opa!
    Realmente, as novas regras ortográficas vigorarão a partir de 2009, mas ainda haverá um tempo de "transição" de 2 ou 3 anos para que nós os usuários desse código aprendamos a utilizá-lo.
    E quanto a "união" dos países lusófonos, é pura marmelada coisa de quem não tem mais nada para fazer.
    Existem algumas reformas que deveríamos sim (sic) fazer, como por exemplo o acento grave (`), a crase, ela não tem uma função explícita. Outra coisa que indago é a inserção do "k", "w" e "y" totalmente norteamericanistas (agora sem o hífen).
    Claro que a Língua de uma nação está em constate mudança, mas geralmente ela progride, e não regride...
    Muito bom o blog de vocês parabéns!

    ResponderExcluir