segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Tutsis x Hutus


Bom, começamos com uma reflexão um tanto constrangedora para todos!! Digo para todos e me incluo inteiramente nessa afirmação. Tive a oportunidade de olhar um filme este final de semana, para trabalho de faculdade relativo a disciplina de Ética, sensacional!!! O nome do filme é Hotel Ruanda. Conta a história de uma guerra civil que ocorreu em 1994 no país de Ruanda. Tudo começou quando houve uma divisão de etnias entre Tutsis e Hutus, sendo que os Tutsis eram os classificados de pele mais clara e nariz mais fino ao contrário dos Hutus. Entre guerra de interesses estoura uma guerra civil apavorante com 1 milhão de pessoas mortas. Mas o mais intrigante nesta história toda, é a maneira como é tratado aquele povo pelas outras nações. É um filme para mudarmos alguns tipos de concepções que temos de coisas banais e analisar a vida num todo. Como é fácil sermos mesquinhos e intolerantes por merdas.... digo merdas mesmo!!!! Porque perto de tantas barbaridades que vemos no mundo e não chegamos nem perto de uma simples reclamação de que "trabalhamos demais hoje"ou "como poderia ser diferente minha vida" ou também "que merda não tenho dinheiro para comer uma pizza". Isso tudo é merda.... perto de realidades que muitas vezes queremos deixar de ver e ser juízes de outras situações que nem nos cabe se meter. Depois de olhar aquele filme pude ver que nós (seres humanos racionais) somos capazes de mover qualquer montanha pelo poder e quando nos apropriamos dele podemos mover qualquer pessoa que estiver na nossa frente. Infelizmente o MUNDO fechou os olhos para não ver um número pequeno de mortos (1milhão) que não foi a 50 ou 100 anos atrás foi agora em 1994 (eu tinha 13 anos). Ainda não consigo acreditar que o motivo possa ter sido a fala do ator Nick Nolte que representava um dos generais da ONU "você não é um branco ou um negro americano! Você é um negro africano!" Realmente é lamentável termos racionalidade e usarmos desse modo!

2 comentários:

  1. É verdade, por pequenos motivos criamos guerras de proporções e conseqüências gigantescas. Mas não percebemos que pequenos atos podem mudar o mundo de forma positiva. A minha, a sua, a nossa atitude fazem toda a diferença. E de nada adianta esperarmos a ajuda de governantes, porque estes só ajudam se tivermos algum valor para eles. Mas em geral não somos nada...

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, o blog está muito atrativo, fico na espera de novos textos.
    Como o texto nos mostra, "coisas" tão insignificantes fazem as pessoas chegarem ao apogeu da ignorância,levando principalmente a preconceitos raciais e sócio-economicos.
    Infelizmente, na sociedade de hoje "as coisas" possuem mais valor do que as pessoas!
    Enquanto a sociedade continua neste mesmo rumo, continuamos a fazer a nossa parte!

    Beijos.

    ResponderExcluir